Blog

Porque usar tubulação de ventilação de esgoto

Porque usar tubulação de ventilação de esgoto

Porque devemos usar tubulação de ventilação de esgoto em instalações hidrossánitária?

A tubulação de ventilação de esgoto é constituída de coluna e ramal de ventilação e são dispositivos tão importantes quanto o tubo de queda do esgoto sanitário. A ligação da conexão da tubulação de ventilação no ramal de esgoto sanitário é sempre realizado deixando a saída na face superior do tubo de esgoto sanitário. Vejamos a imagem abaixo.

Subsistema de Ventilação

O subsistema de ventilação de esgoto sanitário predial é composto por duas formas de ventilação: a primária e a secundária.

A ventilação primária nada mais é do que aquela que permite que o ar que escoe pelo interior do tubo de queda, o qual é prolongado até a atmosfera para a liberação dos gases provenientes do esgoto e a ventilação secundária é aquela proporcionada pelo ar que escoa pelo interior de colunas, ramais ou barriletes de ventilação. Em outras palavras, é a aquela em que o ar escoa exclusivamente pelo interior de tubulações de circulação de ar.

Sua missão ao ventilar a tubulação do esgoto sanitário é preservar e manter o fecho hídrico, que é a altura de coluna líquida destinada a impedir que haja presença e passagem de gases provenientes do esgoto primário para o esgoto secundário. Do contrário, se este fecho hídrico fosse rompido, a coluna líquida desapareceria e, sem qualquer impedimento, teríamos a passagem do mau cheiro.

Em resumo, devemos usar a tubulação de ventilação de esgoto para impedir que os gases provenientes do esgoto migrem para ambientes internos da residência. Eles migram porque, sem ventilação, desaparece aquela água que existe em bacia sanitária, caixa sifonada e tubo extensível. Portanto, sem a existência desta barreira natural, os gases têm acesso de retorno, ocasionando mau cheiro nos ambientes.

É comum vermos instalações sem a tubulação de ventilação ou dimensionada de forma incorreta.

Para um melhor entendimento no assunto, recomendamos a leitura da NBR 8160.

Portanto, para sua segurança contrate uma empresa especialista para elaboração do seu projeto hidrossanitário.

Fale com a Hidelin Engenharia!

Fonte: Krona e https://www.guiadaengenharia.com/instalacoes-sanitarias-ventilacao/

 

#projetohidráulico #hidráulica #hidrossanitário #revit #execução

#maringá #presidenteprudente #paranavaí #colorado

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Nossa Filosofia

Com equipe multidisciplinar treinada e capacitada, o que assegura, sempre, uma alta performance nos serviços prestados. Prezamos sempre pela qualidade, sustentabilidade, inovação, atendimento ao cronograma e atendimento personalizado ao cliente.

Contato

(44) 9 9184-4206

(44) 9 9184-4206

contato@hidelin.com.br

Dados do mapa
Dados cartográficos ©2020
Dados do mapaDados cartográficos ©2020
Dados cartográficos ©2020